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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PROJETO PEDAGÓGICO 2015


1 IDENTIFICAÇÃO

 1.1 Dados da Unidade Escolar

 Nome: CMEI Tio Zezinho

Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi

Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli

 1.2  Professoras

ü  Claudete Bertotti;

ü  Cleonice de Jesus Coelho de Oliveira;

ü  Janaina David;

ü  Renata Parenti;

ü  Rosângela Ribeiro Beherns Pintro;

ü  Simone Roseli Martins;

ü  Soniamar Seben Wasen;

ü  Vanderlei de Oliveira Alves.

1.3  Estagiárias
 
ü  Ana Caroline Nascimento;

ü  Bruna Luana Morais;

ü  Carolina Oechsler;

ü  Elicéia Juliana Paz do Carmo;

ü  Jéssica Ribeiro de Gracia;

ü  Gabriela Amaral;

ü  Laleska Rosdeutscher;

ü  Maiéli Aparecida Marcus;

1.4  Turmas

ü  Berçário I;

ü  Berçário II;

ü  Maternal I;

ü  Maternal II.

2 Título
Todos a Bordo!

 3 TEMA
 
            Utilizar o livro como passaporte para um universo outrora desconhecido e que precisa ser apropriado, explorado minuciosa e cuidadosamente no virar de suas páginas. Fazer a criança conhecer o mundo pela janela da literatura infantil.

 4 JUSTIFICATIVA
     
            A literatura infantil garante à criança o acesso ao universo imaginário, mas também oportuniza a criança aprender coisas novas, refletir situações conflituosas, auto conhecer-se em um mundo que na pré-leitura era desconhecido.

            Neste projeto vamos utilizar a literatura infantil como passaporte para grandes aventuras. O livro é a passagem de entrada para a viagem. O exercício da leitura é a apropriação de uma ideia que precisa ser explorada. As atividades garantem a sustentação do processo ensino aprendizagem.

            Além da literatura como passaporte é possível compreendê-la como elo para a construção de novos conhecimentos, pois a literatura traz uma ideia daquilo que não podemos desbravar concretamente. Conhecemos um lugar antes mesmo de termos estado lá.

            É com o desejo de valorizar a literatura infantil e atribuir-lhe a importância devida que o CMEI Tio Zezinho traz as histórias infantis como condição necessária para uma prática de ensino que condicione o prazer na construção do conhecimento.

5 QUESTÕES DE PESQUISA

            As questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:

ü  Como organizar estratégias de ensino para que os temas abordados sejam significativos às crianças e garantam o sucesso da aprendizagem?

ü  De que forma a literatura infantil auxilia a criança na construção dos conceitos a serem construídos a partir dos temas geradores?

ü  De que forma atribuir à literatura infantil o espaço que lhe é devido, garantindo sucesso da aprendizagem, leitura prazer e fonte de conhecimento?

5.1 TEMAS GERADORES

            Segue a lista de temas geradores elencados para serem explorados no decorrer do ano. É importante destacar que poderão ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados ao projeto tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.
 
ü  Todos a Bordo para uma Aventura no Mar!

ü  Todos a Bordo para uma Aventura Pirata!

ü  Todos a Bordo para uma Aventura na Floresta!

ü  Todos a Bordo para uma aventura na Neve!

ü  Todos a Bordo para uma Aventura na fazenda!

ü  Todos a Bordo para uma Aventura no Jardim!

ü  Todos a Bordo para uma Aventura no Espaço!

6 OBJETIVO GERAL

Garantir o desenvolvimento das habilidades e apropriação dos conceitos necessários ao desenvolvimento integral e saudável da criança de 0 a 3 anos por meio de situações metodológicas sustentadas pela magia da literatura infantil.

6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Garantir estratégias de ensino que vão de encontro com as necessidades das crianças e privilegiem os temas de estudos abordados;

ü  Utilizar a literatura infantil como passaporte de entrada para a aventura proposta em cada tema gerador;

ü  Garantir a literatura infantil como fonte de prazer e alimento para a imaginação no desenvolvimento das estratégias de ensino aprendizagem;

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            A literatura infantil contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. “O prazer que o livro pode trazer tem muitos aspectos. (...) O livro informa, distrai, enriquece o espírito, põe a imaginação em movimento provoca tanto reflexão quanto emoção; é, enfim, um grande companheiro” (MINDLIN, apud FONCESA, 2012, p. 17). Desde a mais tenra idade é importante que as crianças sejam familiarizadas com os diversos gêneros literários, que manipule livros, observe gravuras, ouça histórias de uma forma prazerosa, pois:
 
A literatura na Educação Infantil tem um papel fundamental na vidad e uma pessoa. Nessa fase a criança descobre o mundo que a cerca e observa com cuidado e curiosidade tudo e todos que estão a sua volta. Então, o que podemos fazer para aproximar as crianças dos livros? Para que ler se torne um hábito prazeroso para elas? (FONCESA, 2012, p. 14).
 
Quanto maior o acesso aos livros, maiores serão as possibilidades de imaginação e construção. Cabe ao professor elaborar metodologias que auxiliem a criança neste processo.

Quando lemos histórias para as crianças elas entram em contato com o conteúdo abordado e também com a linguagem escrita e suas características – a ação dos escritores. Essa atividade tem uma grande importância para o futuro desenvolvimento da competência leitora e escritora, pois além de o professor colocá-los em contato com textos escritos, oferece um modelo de como se lê (FONSECA, 2012, p.148).

            “O que podemos encontrar num livro? Nele cabem a nossa imaginação e fantasia (...)” (PARREIRAS, 2012, p. 135). A literatura proporciona a criança descobrir outros lugares, outros tempos, vivenciar situações diferentes do cotidiano da criança através das ilustrações permeadas de fantasias. Estimula a curiosidade pelo novo e fantástico mundo, e de uma forma prazerosa e significativa, promove o desenvolvimento da criatividade e o despertar do senso crítico.

8 METODOLOGIA

            Os conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de pesquisa.

            Utilizar-se-á como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas, observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.

9 AVALIAÇÃO

            A avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.

10 CRONOGRAMA

            O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.

11 REFERÊNCIAS


FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Blucher, 2012.

 

PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: Livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.