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sexta-feira, 26 de abril de 2013

Projeto 2013: Na Minha Cidade Tem!

1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Dados da Unidade Escolar
Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli

1.2  Professoras
ü  Claudete Bertotti;
ü  Eliziane Rodrigues da Silva;
ü  Eliane Paviani Gab,
ü Elizabete da Cruz;
ü  Janaina David;
ü  Renata Parenti;
ü  Simone Roseli Martins;
ü  Soniamar Seben Wasen.

1.3  Estagiárias
ü  Aline Mariani;
ü  Andressa Aparecida de Brito;
ü  Gigliola Raquel Bizinela Meneghini;
ü  Janaina Pereira da Silva;
ü  Ana Cristina Ribeiro Alves;
ü  Sandra Adriano;
ü  Vandréia Pereira Cardozo dos Passos.

1.4  Turmas
ü  Berçário I;
ü  Berçário II;
ü  Maternal I;
ü  Maternal II.

2 Título
Na Minha Cidade Tem!

3 TEMA
Valorizar o município como elemento constituinte da identidade de cada criança.

4 JUSTIFICATIVA

            Este projeto justifica-se pela necessidade de promover à criança o conhecimento das características que definem o município em que a criança vive. Oportunizar a criança a desvendar lugares, belezas por vezes esquecidas é resgatar elementos constituintes da identidade.

            Faz-se necessário apresentar às crianças os vários aspectos que formam a sociedade na qual estão inseridas, de modo a garantir-lhe o conhecimento do meio que a cerca e que a faz membro do grupo. As crianças de creche acabam por conviver muitas horas dentro da instituição e pouco tempo tem para conhecer o entorno em que vivem. Praças, supermercados, campos, acabam se tornando espaços pouco frequentados ou conhecidos por figuras, televisão ou ainda assumem uma utopia do imaginário da criança. Nosso intuito com o projeto: “Na minha cidade tem!” é desvendar este mundo muitas vezes limitado pela falta de tempo das famílias destinado ao lazer, diversão e exploração do meio em que vivem.

            Nosso projeto também tem a intenção de proporcionar o resgate e a valorização da nossa cidade. Mostrar às crianças a história do município, pois é nela que vivemos e nos tornamos cidadãos; e, para a maioria das pessoas é a única experiência de vida em sociedade; por isso a necessidade de conhecer e bem cuidar deste patrimônio.

5 QUESTÕES DE PESQUISA

            As questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:

ü  Quais estratégias utilizar para promover o desenvolvimento da curiosidade pelos elementos que formam o município de Herval d’Oeste?

ü  Como garantir à turma do Berçário I a integração aos assuntos do projeto?

ü  Como fazer a criança participar e perceber a importância de cuidar e preservar o meio em que vive?

ü  Como auxiliar a criança a perceber a mudança histórica e cultural do município?

ü  Quais estratégias utilizar para que as crianças na faixa etária de 02 anos possam investigar, conhecer, explorar e se interessar pelos fatos e acontecimentos do município?

5.1 TEMAS GERADORES

            Segue a lista de temas geradores elencados para serem explorados no decorrer do ano. É importante destacar que poderá ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados ao projeto tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.
 
ü  Na minha cidade tem Caverna!

ü  Na minha cidade tem Supermercado!

ü  Na minha cidade tem Igreja!

ü  Na minha cidade tem Rádio!

ü  Na minha cidade tem Escola!

ü  Na minha cidade tem Posto de Saúde!

ü  Na minha cidade tem Padaria!

ü  Na minha cidade tem Bombeiro!

ü  Na minha cidade tem Praça!

ü  Na minha cidade tem Ferrovia!

ü  Na minha cidade tem Prefeitura!

ü  Na minha cidade tem Sítio!

ü  Na minha cidade tem Sorveteria!

ü  Na minha cidade tem Campo de Futebol!

 
6 OBJETIVO GERAL

Promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de habilidades básicas necessárias à constituição de conhecimentos e valores.

 6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
ü  Conhecer e valorizar as especificidades do nosso município, sua origem e história;

ü  Ampliar o campo de curiosidade e descoberta das crianças;

ü  Despertar o espírito questionador das crianças;

ü  Estimular a curiosidade natural das crianças e encorajá-los para a aquisição de novas descobertas e para a construção de novos conhecimentos;

ü  Oportunizar a criança a construção dos conceitos de si, do meio que a cerca e do mundo;

ü  Propor à criança observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade percebendo-se como agente transformador e integrante deste meio;

ü  Possibilitar à criança o contato e interação com diferentes materiais desafiadores e ilustrativos das características do município;

ü  Proporcionar às crianças o conhecimento da cidade em que residem, bem como perceber as mudanças ocorridas através dos tempos;

ü  Sensibilizar as crianças para a importância dos cuidados de higiene e manutenção das ruas, praças, espaços públicos e natureza;

ü  Propiciar situações que evidenciem a descoberta do ambiente provocando curiosidade e interesse da criança através de diferentes metodologias;

ü  Levar a criança a conhecer procedimentos e habilidades necessárias para que sejam incorporadas atitudes, valores e normas que regem a sociedade em que vive;

ü  Estimular o sentimento cívico através do contato com os principais símbolos da nossa cidade;

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
            As crianças são seres que a todo instante estão em transformação e movimento e para tanto de experiências e vivências oportunizadas pela família e pela escola. Estas experiências devem possibilitar situações de descoberta, situações que alimentem a curiosidade que é característica natural da criança, enfim experiências que possibilitem às crianças crescer, desenvolver habilidades e conhecer o mundo que a cerca.

            Segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), a educação desempenha importante papel ao propiciar à criança o acesso aos conhecimentos sistematizados e acumulados que colaboram na ampliação dos conceitos espontâneos. A apropriação de um conceito científico ou do cotidiano implica que o mesmo possa ser aplicado em outro contexto, relacionando-o com outras situações, fazendo o movimento do abstrato ao concreto e vice-versa.

            Para que a criança possa aplicar no seu cotidiano as aprendizagens edificadas ao longo do processo de construção do conhecimento, estas precisam ser significativas. A criança precisa querer conhecer, se interessar pelo processo, participar, interagir com o objeto de conhecimento.

            A Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) destaca ainda que para se compreender a criança, como um sujeito histórico e culturalmente localizado, significa dizer que a ação educativa com ela caminha no sentido de ampliar o repertório vivencial, trabalhando com as suas práticas sociais e culturais. Estas oferecem a possibilidade, através das mais diferentes propostas, de elaborar e ampliar os conhecimentos, como também de construir tanto a identidade pessoal de cada criança como a de cada grupo.

            “Na minha cidade tem!” é um recurso, uma proposta de trabalho que visa apresentar à crianças as possibilidades de reconstruir o meio social e cultural em que se veem inseridas.

 8 METODOLOGIA

             Os conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de pesquisa.

            Utilizar-se-á como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas, observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.

9 AVALIAÇÃO

             A avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.
 
10 CRONOGRAMA
 
            O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.
 
11 REFERÊNCIAS
 
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2008.
 
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do desporto. Proposta Curricular Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEM, 1998.