1.1 Dados da Unidade Escolar
Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli
1.2 Professoras
ü Claudete Bertotti;
ü Eliziane Rodrigues da Silva;
ü Eliane Paviani Gab,
ü Elizabete da Cruz;
ü Janaina David;
ü Renata Parenti;
ü Simone Roseli Martins;
ü Soniamar Seben Wasen.
1.3 Estagiárias
ü Aline Mariani;
ü Andressa Aparecida de Brito;
ü Gigliola Raquel Bizinela Meneghini;
ü Janaina Pereira da Silva;
ü Ana Cristina Ribeiro Alves;
ü Sandra Adriano;
ü Vandréia Pereira Cardozo dos Passos.
1.4 Turmas
ü Berçário I;
ü Berçário II;
ü Maternal I;
ü Maternal II.
2 Título
Na Minha Cidade Tem!
3 TEMA
Valorizar o município como elemento constituinte da identidade de cada criança.
4 JUSTIFICATIVA
Faz-se necessário apresentar às
crianças os vários aspectos que formam a sociedade na qual estão inseridas, de
modo a garantir-lhe o conhecimento do meio que a cerca e que a faz membro do
grupo. As crianças de creche acabam por conviver muitas horas dentro da
instituição e pouco tempo tem para conhecer o entorno em que vivem. Praças,
supermercados, campos, acabam se tornando espaços pouco frequentados ou conhecidos
por figuras, televisão ou ainda assumem uma utopia do imaginário da criança.
Nosso intuito com o projeto: “Na minha cidade tem!” é desvendar este mundo
muitas vezes limitado pela falta de tempo das famílias destinado ao lazer,
diversão e exploração do meio em que vivem.
Nosso projeto também tem a intenção
de proporcionar o resgate e a valorização da nossa cidade. Mostrar às crianças
a história do município, pois é nela que vivemos e nos tornamos cidadãos; e,
para a maioria das pessoas é a única experiência de vida em sociedade; por isso
a necessidade de conhecer e bem cuidar deste patrimônio.
5 QUESTÕES DE PESQUISA
As questões de pesquisa a seguir apresentadas
objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:
ü
Quais estratégias utilizar para promover o desenvolvimento
da curiosidade pelos elementos que formam o município de Herval d’Oeste?
ü
Como garantir à turma do Berçário I a integração
aos assuntos do projeto?
ü
Como fazer a criança participar e perceber a
importância de cuidar e preservar o meio em que vive?
ü
Como auxiliar a criança a perceber a mudança
histórica e cultural do município?
ü
Quais estratégias utilizar para que as crianças
na faixa etária de 02 anos possam investigar, conhecer, explorar e se
interessar pelos fatos e acontecimentos do município?
5.1 TEMAS
GERADORES
Segue a lista de temas geradores
elencados para serem explorados no decorrer do ano. É importante destacar que
poderá ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados ao
projeto tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.
ü
Na minha cidade tem Caverna!
ü
Na minha cidade tem Supermercado!
ü
Na minha cidade tem Igreja!
ü
Na minha cidade tem Rádio!
ü
Na minha cidade tem Escola!
ü
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
ü
Na minha cidade tem Padaria!
ü
Na minha cidade tem Bombeiro!
ü
Na minha cidade tem Praça!
ü
Na minha cidade tem Ferrovia!
ü
Na minha cidade tem Prefeitura!
ü
Na minha cidade tem Sítio!
ü
Na minha cidade tem Sorveteria!
ü
Na minha cidade tem Campo de Futebol!
6 OBJETIVO GERAL
Promover a interação entre as diversas áreas do conhecimento e os
aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de habilidades básicas
necessárias à constituição de conhecimentos e valores.
ü
Conhecer e valorizar as especificidades do nosso
município, sua origem e história;
ü
Ampliar o campo de curiosidade e descoberta das
crianças;
ü
Despertar o espírito questionador das crianças;
ü
Estimular a curiosidade natural das crianças e
encorajá-los para a aquisição de novas descobertas e para a construção de novos
conhecimentos;
ü
Oportunizar a criança a construção dos conceitos
de si, do meio que a cerca e do mundo;
ü
Propor à criança observar e explorar o ambiente
com atitude de curiosidade percebendo-se como agente transformador e integrante
deste meio;
ü
Possibilitar à criança o contato e interação com
diferentes materiais desafiadores e ilustrativos das características do
município;
ü
Proporcionar às crianças o conhecimento da
cidade em que residem, bem como perceber as mudanças ocorridas através dos
tempos;
ü
Sensibilizar as crianças para a importância dos
cuidados de higiene e manutenção das ruas, praças, espaços públicos e natureza;
ü
Propiciar situações que evidenciem a descoberta
do ambiente provocando curiosidade e interesse da criança através de diferentes
metodologias;
ü
Levar a criança a conhecer procedimentos e
habilidades necessárias para que sejam incorporadas atitudes, valores e normas
que regem a sociedade em que vive;
ü
Estimular o sentimento cívico através do contato
com os principais símbolos da nossa cidade;
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As crianças são seres que a todo
instante estão em transformação e movimento e para tanto de experiências e
vivências oportunizadas pela família e pela escola. Estas experiências devem
possibilitar situações de descoberta, situações que alimentem a curiosidade que
é característica natural da criança, enfim experiências que possibilitem às
crianças crescer, desenvolver habilidades e conhecer o mundo que a cerca.
Segundo a Proposta Curricular de
Santa Catarina (1998), a educação desempenha importante papel ao propiciar à
criança o acesso aos conhecimentos sistematizados e acumulados que colaboram na
ampliação dos conceitos espontâneos. A apropriação de um conceito científico ou
do cotidiano implica que o mesmo possa ser aplicado em outro contexto,
relacionando-o com outras situações, fazendo o movimento do abstrato ao
concreto e vice-versa.
Para que a criança possa aplicar no
seu cotidiano as aprendizagens edificadas ao longo do processo de construção do
conhecimento, estas precisam ser significativas. A criança precisa querer
conhecer, se interessar pelo processo, participar, interagir com o objeto de
conhecimento.
A Proposta Curricular de Santa
Catarina (1998) destaca ainda que para se compreender a criança, como um
sujeito histórico e culturalmente localizado, significa dizer que a ação
educativa com ela caminha no sentido de ampliar o repertório vivencial,
trabalhando com as suas práticas sociais e culturais. Estas oferecem a
possibilidade, através das mais diferentes propostas, de elaborar e ampliar os
conhecimentos, como também de construir tanto a identidade pessoal de cada
criança como a de cada grupo.
“Na minha cidade tem!” é um recurso,
uma proposta de trabalho que visa apresentar à crianças as possibilidades de
reconstruir o meio social e cultural em que se veem inseridas.
Utilizar-se-á como instrumentos
metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas
bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas,
observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.
9 AVALIAÇÃO
10 CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido no decorrer
do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.
11 REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2008.
SANTA CATARINA, Secretaria de
Estado da Educação e do desporto. Proposta
Curricular Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio:
Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEM, 1998.