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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Projeto 2014

BAÚ DE HISTÓRIAS
 
1 IDENTIFICAÇÃO
 
1.1 Dados da Unidade Escolar
Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli

1.2  Professoras
ü  Claudete Bertotti;
ü  Cleonice de Jesus Coelho de Oliveira;
ü  Janaina David;
ü  Monica Lúcia Costa Fell;
ü  Odete Maria Krüger Esper;
ü  Renata Parenti;
ü  Simone Roseli Martins;
ü  Sirlanda Maria Rodrigues Pasinato.

1.3  Estagiárias
ü  Ana Cistina Alves Ribeiro;
ü  Elicéia Juliana Paz do Carmo;
ü  Franciele da Silva de Oliveira;
ü  Gabriela de Deus e Silva;
ü  Laleska Rossdcutcher;
ü  Luciana Gomes Martins;
ü  Caroline Oescheler;
ü  Rose Maria da Silva.

1.4  Turmas
ü  Berçário I;
ü  Berçário II;
ü  Maternal I;
ü  Maternal II.

2 Título
 Baú de Histórias!

3 TEMA
Valorizar as histórias como elementos catalisadores da imaginação infantil utilizando-as como condicionantes de prazer e encantamento.

4 JUSTIFICATIVA
A literatura infantil é um caminho que transporta a criança para o desenvolvimento da imaginação, das emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. A aprendizagem da criança inicia já ao nascer e segue por toda sua trajetória de vida, mas é nos primeiros anos que inicia-se o processo de formação de sua personalidade e do seu caráter, e por isso, as crianças começam a entender o que acontece com ela e com o mundo a sua volta. Isso ocorre porque passam a identificar-se com os personagens e vivenciarem as situações presentes nas histórias e contos.
Segundo Abramovich (1994, p.17): “Ler histórias para as crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor, e então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento”.
A literatura infantil está inserida em todos os aspectos da formação do ser humano, não só na educação, mas também nos campos essenciais como inteligência e afetividade; através da literatura pode-se promover na criança até mesmo mudanças de comportamento, de hábitos e atitudes. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos, fantasias.
Nas palavras de Betty Coelho, sobre a literatura infantil, “(...) é preciso levar a sério algo que provoca relevante impressão e exerce grande influência sobre as crianças” (1996, p.09), visto que “(...) aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa” (1996, p.09). E ainda: “a história é importante alimento da imaginação, permite a autoidentificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis, ajuda a resolver conflitos, acenando com a esperança” (1996, p.12).
É considerando estes motivos que neste ano o CMEI Tio Zezinho resolveu partir deste elemento rico em elementos curiosos, mistérios, problemas a serem resolvidos no folhear das páginas: as histórias infantis - para orientar o trabalho pedagógico deste ano.
    
5 QUESTÕES DE PESQUISA
As questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:
ü  Quais estratégias utilizar para promover o desenvolvimento da curiosidade pelos elementos (fantasia, criatividade, imaginação) que instrumentalizam a Literatura Infantil e Contos de Fadas?
ü  Como garantir à turma do Berçário I a integração aos assuntos do projeto?
ü  Como utilizar a literatura infantil para ampliar o conhecimento do grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?
ü  Como estimular as crianças pequenas à imersão no universo literário?
ü  Quais estratégias de contação de histórias podem ser utilizadas de modo a garantir o interesse e envolvimento das crianças no processo ensino aprendizagem?
ü  Como não instrumentalizar as histórias como itens do currículo tampouco tornar obrigatório um prazer tão normal construído permanentemente paralelo à vida de cada sujeito?

 5.1 TEMAS GERADORES
  Segue a lista de temas geradores elencados para serem explorados no decorrer do ano. É importante destacar que poderão ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados ao projeto tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.
 ü  História da Minha Vida!
ü  Histórias que a Vovó Contava!
ü  Histórias que me Causam Medo!
ü  Histórias do “Era uma Vez”!
ü Histórias de Bruxas!
ü Histórias de Lobos!
ü Histórias de Príncipes e Princesas!
ü  Histórias que me Ensinam uma Lição!
ü  História da Copa do Mundo!
ü  Histórias que o Povo Conta!

 6 OBJETIVO GERAL
Garantir o desenvolvimento das habilidades e apropriação dos conceitos necessários ao desenvolvimento integral e saudável da criança de 0 a 3 anos por meio de situações metodológicas sustentadas pela magia da literatura infantil.
 
6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Possibilitar à criança o contato com diferentes estruturas textuais de modo a valorizar a diversidade literária e a importância da leitura para o desenvolvimento saudável da criança;
ü  Ampliar o campo de curiosidade e descoberta das crianças;
ü  Despertar o espírito questionador das crianças;
ü  Estimular a curiosidade natural das crianças e encorajá-los para a aquisição de novas descobertas e para a construção de novos conhecimentos;
ü  Oportunizar a criança a construção dos conceitos de si, do meio que a cerca e do mundo;
ü  Propor à criança observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade percebendo-se como agente transformador e integrante deste meio;
ü  Possibilitar à criança o contato e interação com diferentes materiais desafiadores e ilustrativos da literatura infantil;
ü  Propiciar situações que evidenciem a descoberta do ambiente provocando curiosidade e interesse da criança através de diferentes metodologias;
ü  Levar a criança a conhecer procedimentos e habilidades necessárias para que sejam incorporadas atitudes, valores e normas que regem a sociedade em que vive;
ü  Valorizar a literatura infantil como elemento que estimula a imaginação e favorece a construção de valores e regras sociais;
ü  Incentivar a criança a manusear materiais escritos (livros, revistas, jornais) de modo a apropriar-se da função social da escrita;

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A literatura infantil é um instrumento poderoso nas mãos do professor. O professor de Educação Infantil é para as crianças pequenas o interprete das maravilhosas histórias escondidas atrás de cada página do livro. A criança lê o livro com os olhos do professor e transfere esta visão para seus olhos na medida em que se apropria dos códigos da leitura e escrita. O professor que gosta de ler terá alunos curiosos e atentos na contação de histórias.
O momento da leitura na sala de aula deve ser aconchegante e acolhedor, deve satisfazer a criança. O professor pode oportunizar que a criança faça também suas próprias leituras, reconte histórias ouvidas, reconte uma história utilizando-se das gravuras como base para criação. “Ler é um ato social. Lemos para entender, compreender, interpretar, criticar... Lemos e ficamos informados, lemos e nos sensibilizamos. Lemos e fazemos contato com quem escreveu. Lemos e imaginamos quantos olhares atravessaram as mesmas páginas de um livro que a gente leu” (CASADEI; SANTOS; CEDOTTI, 2004, p.10).
A criança precisa sentir na leitura o prazer de ler. A leitura deve compreender momentos de curiosidade, de informação, de pesquisa, de sentimento, de ensinamento.

8 METODOLOGIA
Os conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de pesquisa.
Utilizar-se-á como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas, observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.
9 AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.

 10 CRONOGRAMA
 O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.

11 REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e travessuras. São Paulo: Scipione, 1994.

CASADEI, Silmara Rascalha; SANTOS, Osório Roberto; CEDOTTI, Walmir. Leia: Aprendendo a ler o Mundo! São Paulo: WHH – Willis Harman House, 2004.

COELHO, Betty. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.