BAÚ DE HISTÓRIAS
1 IDENTIFICAÇÃO
Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli
1.2 Professoras
ü
Claudete Bertotti;ü Cleonice de Jesus Coelho de Oliveira;
ü Janaina David;
ü Monica Lúcia Costa Fell;
ü Odete Maria Krüger Esper;
ü Renata Parenti;
ü Simone Roseli Martins;
ü Sirlanda Maria Rodrigues Pasinato.
1.3 Estagiárias
ü
Ana Cistina Alves
Ribeiro;ü Elicéia Juliana Paz do Carmo;
ü Franciele da Silva de Oliveira;
ü Gabriela de Deus e Silva;
ü Laleska Rossdcutcher;
ü Luciana Gomes Martins;
ü Caroline Oescheler;
ü Rose Maria da Silva.
1.4 Turmas
ü
Berçário I;ü Berçário II;
ü Maternal I;
ü Maternal II.
2 Título
3 TEMA
Valorizar as histórias como
elementos catalisadores da imaginação infantil utilizando-as como condicionantes
de prazer e encantamento.
4 JUSTIFICATIVA
A
literatura infantil é um caminho que transporta a criança para o
desenvolvimento da imaginação, das emoções e sentimentos de forma prazerosa e
significativa. A aprendizagem da criança inicia já ao nascer e segue por toda
sua trajetória de vida, mas é nos primeiros anos que inicia-se o processo de
formação de sua personalidade e do seu caráter, e por isso, as crianças começam
a entender o que acontece com ela e com o mundo a sua volta. Isso ocorre porque
passam a identificar-se com os personagens e vivenciarem as situações presentes
nas histórias e contos.
Segundo
Abramovich (1994, p.17): “Ler histórias para as crianças, sempre, sempre... É
poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a
ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor, e então, poder ser um
pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento”.
A literatura infantil está inserida em todos
os aspectos da formação do ser humano, não só na educação, mas também nos
campos essenciais como inteligência e afetividade; através da literatura
pode-se promover na criança até mesmo mudanças de comportamento, de hábitos e
atitudes. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um
mundo de imaginação, sonhos, fantasias.
Nas
palavras de Betty Coelho, sobre a literatura infantil, “(...) é preciso levar a
sério algo que provoca relevante impressão e exerce grande influência sobre as
crianças” (1996, p.09), visto que “(...) aquieta, serena, prende a atenção,
informa, socializa, educa” (1996, p.09). E ainda: “a história é importante
alimento da imaginação, permite a autoidentificação, favorecendo a aceitação de
situações desagradáveis, ajuda a resolver conflitos, acenando com a esperança”
(1996, p.12).
É
considerando estes motivos que neste ano o CMEI Tio Zezinho resolveu partir
deste elemento rico em elementos curiosos, mistérios, problemas a serem
resolvidos no folhear das páginas: as histórias infantis - para orientar o
trabalho pedagógico deste ano.
5 QUESTÕES DE
PESQUISA
As
questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas
a serem trabalhados:
ü
Quais estratégias
utilizar para promover o desenvolvimento da curiosidade pelos elementos (fantasia,
criatividade, imaginação) que instrumentalizam a Literatura Infantil e Contos
de Fadas?
ü
Como garantir à
turma do Berçário I a integração aos assuntos do projeto?
ü
Como utilizar a
literatura infantil para ampliar o conhecimento do grupo, incentivando a
imaginação e o faz de conta?
ü
Como estimular as
crianças pequenas à imersão no universo literário?
ü
Quais estratégias de
contação de histórias podem ser utilizadas de modo a garantir o interesse e
envolvimento das crianças no processo ensino aprendizagem?
ü
Como não
instrumentalizar as histórias como itens do currículo tampouco tornar
obrigatório um prazer tão normal construído permanentemente paralelo à vida de
cada sujeito?
Segue a
lista de temas geradores elencados para serem explorados no decorrer do ano. É
importante destacar que poderão ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão
ser incorporados ao projeto tanto quanto alguns dos elencados poderão ser
suprimidos.
ü Histórias que me Causam Medo!
ü Histórias do “Era uma Vez”!
ü Histórias de Bruxas!
ü Histórias de Lobos!
ü Histórias de Príncipes e Princesas!
ü Histórias que me Ensinam uma Lição!
ü História da Copa do Mundo!
ü Histórias que o Povo Conta!
Garantir o desenvolvimento das habilidades e
apropriação dos conceitos necessários ao desenvolvimento integral e saudável da
criança de 0 a 3 anos por meio de situações metodológicas sustentadas pela
magia da literatura infantil.
6.1
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Possibilitar à
criança o contato com diferentes estruturas textuais de modo a valorizar a
diversidade literária e a importância da leitura para o desenvolvimento
saudável da criança;
ü
Ampliar o campo de
curiosidade e descoberta das crianças;
ü
Despertar o espírito
questionador das crianças;
ü
Estimular a
curiosidade natural das crianças e encorajá-los para a aquisição de novas
descobertas e para a construção de novos conhecimentos;
ü
Oportunizar a
criança a construção dos conceitos de si, do meio que a cerca e do mundo;
ü
Propor à criança
observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade percebendo-se como
agente transformador e integrante deste meio;
ü
Possibilitar à
criança o contato e interação com diferentes materiais desafiadores e
ilustrativos da literatura infantil;
ü
Propiciar situações
que evidenciem a descoberta do ambiente provocando curiosidade e interesse da
criança através de diferentes metodologias;
ü
Levar a criança a
conhecer procedimentos e habilidades necessárias para que sejam incorporadas
atitudes, valores e normas que regem a sociedade em que vive;
ü
Valorizar a
literatura infantil como elemento que estimula a imaginação e favorece a
construção de valores e regras sociais;
ü
Incentivar a criança
a manusear materiais escritos (livros, revistas, jornais) de modo a
apropriar-se da função social da escrita;
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A literatura infantil é um instrumento
poderoso nas mãos do professor. O professor de Educação Infantil é para as
crianças pequenas o interprete das maravilhosas histórias escondidas atrás de
cada página do livro. A criança lê o livro com os olhos do professor e
transfere esta visão para seus olhos na medida em que se apropria dos códigos
da leitura e escrita. O professor que gosta de ler terá alunos curiosos e
atentos na contação de histórias.
O momento da leitura na sala de aula deve ser
aconchegante e acolhedor, deve satisfazer a criança. O professor pode
oportunizar que a criança faça também suas próprias leituras, reconte histórias
ouvidas, reconte uma história utilizando-se das gravuras como base para
criação. “Ler é um ato social. Lemos para entender, compreender, interpretar,
criticar... Lemos e ficamos informados, lemos e nos sensibilizamos. Lemos e
fazemos contato com quem escreveu. Lemos e imaginamos quantos olhares
atravessaram as mesmas páginas de um livro que a gente leu” (CASADEI; SANTOS;
CEDOTTI, 2004, p.10).
A criança precisa sentir na leitura o prazer
de ler. A leitura deve compreender momentos de curiosidade, de informação, de
pesquisa, de sentimento, de ensinamento.
8 METODOLOGIA
Os
conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos
temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas
surgirão ampliando o campo de pesquisa.
Utilizar-se-á
como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências,
pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas,
observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.
9 AVALIAÇÃO
A
avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo
de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no
desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das
habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das
metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de
forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.
O
projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade
de continuação.
11 REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH,
Fanny. Literatura Infantil:
gostosuras e travessuras. São Paulo: Scipione, 1994.
CASADEI,
Silmara Rascalha; SANTOS, Osório Roberto; CEDOTTI, Walmir. Leia: Aprendendo a ler o Mundo! São Paulo: WHH – Willis Harman
House, 2004.
COELHO,
Betty. Contar Histórias: uma arte
sem idade. São Paulo: Ática, 1986.