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segunda-feira, 19 de março de 2012

Adaptação 2012

A adaptação para as crianças, pais e professoras, neste ano de 2012, aconteceu na primeira quinzena de fevereiro.
Neste período, as professoras realizaram com as crianças atividades de identificação e socialização com o grupo, de modo a possibilitar que a criança se sinta como parte integrante de um novo grupo: do grupo de amigos da sala de aula, da escola.
Foram realizadas atividades de contação de histórias, de socialização de interesses, dos gostos das crianças: bola, boneca, carrinhos...
As crianças puderam trazer junto para a creche brinquedos que garantissem que elas se sentissem mais seguras. Estipulamos também toda a quinta-feira como dia de socialização de um brinquedo que a criança goste de brincar em casa e que possa trazer para a creche para dividir com os amigos.
No período de adaptação favoreceu-se muitos momento de socialização através de brincadeiras de faz-de conta, brincadeiras de roda, brincadeiras de afago.
No Maternal II a professora contou a Literatura: "O Amigo" de Mari França e Eliardo França e a partir do ursinho, sugeriu que as crianças fizessem no urso carinhos que gostariam de receber, depois as crianças fizeram carinho umas nas outras.
Que bom, quando podemos favorecer o sentimento da amizade...
De companheirismo...
De solidariedade...
No período de adaptação, realizamos também um horário especial para que as crianças fiquem menos tempo longe dos pais ou responsáveis. o horário de permanência na creche foi sendo ampliado gradativamente.
Os nanas, bicos, ursinhos, ou brinquedos de cunho sentimental para a criança possibilitam maior segurança diante do novo, do desiquilíbrio que a adaptação ao novo provoca nos pequenos, por isso sempre oportunizamos que as crianças os trouxessem seus pertences sentimentais.
Sente-se que aos poucos, as crianças vão construindo laços de amizades que poderão perdurar por toda a vida.
Sempre dizemos ao pais que a adaptação acontece de forma diferente para cada crinça. Algumas choram, outras não; algumas sentem mais, outras menos. É importante que os pais sintam seguramça na intituição, nas professoras. Os pais passam para as crianças sua segurança ou insegurança. As crianças sentem o que os pais sentem.
A adaptação é sempre um desafio para pais, professores e principalmente, para as crianças.