QUE BOM TER VOCÊ AQUI! NÃO DEIXE DE NOS VISITAR!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

PROJETO 2012

1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Dados da Unidade Escolar

Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli


1.2 Professoras

Claudete Bertotti;
Eliziane Rodrigues da Silva;
Eliane Paviani Gab;
Janaina David;
Renata Parenti;
Mônica Fell;
Simone Roseli Martins;
Sirlanda Maria Rodrigues pasinato;
Soniamar Seben Wasen.

1.3 Estagiárias

Aline Mariani;
Cristina Piccoli;
Evelin Caroline Ferreira;
Jéssica;
Jennifer Aparecida Maciel Fernandes;
Jossiane Schlindwein;
Karina Alberti da Fonseca;
Pâmela Wasen;


1.4 Turmas

Berçário I;
Berçário II;
Maternal I;
Maternal II.


2 Título

1, 2, 3... Quer Que Eu Te Conte Outra Vez?


3 TEMA

Os valores sociais e morais presentes nos contos de fada.


4 JUSTIFICATIVA

Na Educação Infantil, principalmente na faixa etária que compreende de 0 a 3 anos, as crianças vão, aos poucos, desenvolvendo a capacidade de concentração nas diferentes atividades do cotidiano de modo a permanecerem mais tempo sob uma orientação.
O gosto pela leitura também acontece na forma processual, ou seja, na medida em que a criança tem o contanto com diferentes tipologias textuais e as percebe agradáveis ao ouvidos e necessárias a sua vida cotidiana, vai desenvolvendo habilidades e gosto pela língua escrita em suas diferentes manifestações.
Na creche, as atividades propostas nas diferentes salas de aulas vão sendo aprofundadas, na medida em que as classes apresentam idade mais avançada, o que possibilita à criança o desenvolvimento da sua linguagem, num processo de interação social. O aspecto lúdico e participativo que propomos constitui um desafio a novas aprendizagens e um incentivo a atitudes socialmente desejáveis: solidariedade, princípios éticos e estéticos, senso de justiça e iniciativa
pessoal.
A literatura infantil possibilita ao professor este contato mais estreito com o mundo dos pequenos, pois traz uma linguagem fantástica que estimula a criança a criar uma imagem mental de conceitos que lhes são importantes.


5 QUESTÕES DE PESQUISA

As questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:

Como despertar nas crianças o fascínio pelos livros nos primeiros anos de vida?

Como promover nas crianças a convivência com as diferenças, sem discriminação, desenvolvendo o respeito e valorizando as diversidades que permeiam o ser humano?

Quais as atitudes que precisam ser incentivadas nas crianças para que elas cresçam em um ambiente de amor, carinho e amizade?

Que critérios utilizar com os pequenos para que compreendam a classificar os alimentos como saudáveis e prejudiciais à saúde?

Como orientar às crianças a ouvirem o que os adultos tem a dizer no que se refere ao comportamento e atitudes nas diferentes situações do cotidiano?


5.1 TEMAS GERADORES

Questões como as que seguem abaixo conduzirão o trabalho investigativo que propõe o presente projeto:

Por que todo mundo tem um nome?

O que eu posso comer?

O que é bonito? E, o que é feio?

Por que somos todos diferentes?

Por que às vezes sentimos medo?

Por que devemos sempre obedecer a mamãe e o papai?

Quem mora na floresta?

Por que temos amigos?


6 OBJETIVO GERAL

Reconhecer a importância que a literatura infantil promove no imaginário infantil, no desenvolvimento da inteligência para resolução de problemas e situações do cotidiano e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.


6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estabelecer laços afetivos e relações de convivência entre crianças e crianças, crianças e professoras, crianças e pais, através do contato com as literaturas ampliando as possibilidades de
comunicação;

Familiarizar a criança e despertar o interesse e curiosidade pelos diferentes gêneros textuais;

Ensinar a criança pequena a ter cuidado e zelo pelo livro tratando como um bem cultural;

Desenvolver a autonomia, bem como a identidade pessoal e familiar refletindo sobre os principais cuidados com o corpo, resolvendo situações problemas cotidianas, a partir de diversos contos integrando as diferentes áreas do conhecimento e cultura popular;


7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A literatura infantil deve constituir-se em atividade primordial da escola, ter horário regular e preferencial dentro das atividades diárias, independentemente da etapa de escolarização em que esteja a criança.
A hora do conto é um momento especial de leitura. É o resgate do contador de histórias: a professora, a criança, uma pessoa da família ou outro membro da comunidade.
Através das atividades como a leitura e audição de histórias, podemos auxiliar a criança no desenvolvimento da oralidade e na noção espaço temporal para a explanação de acontecimentos.
O trabalho com a oralidade deve ser privilegiado desde o primeiro ano de vida da criança. As vivências familiares, as experiências sociais e o repertório de histórias conhecidas pela criança, sejam elas verídicas, causos, ou contos de fada, precisam ser sempre valorizados pelo professor.
É preciso motivar as crianças para que elas sintam o livro como um amigo cheio de histórias, querendo contá-las a quem tiver olhos, ouvidos e emoção para ver, ouvir e perceber o encantamento de suas páginas. Uma das maneiras de se motivar a criança é contando sobre as
histórias lidas, ouvidas e vividas pelo professor.
Neste projeto daremos ênfase aos contos de fada por que:

Eles são fruto da sabedoria popular, resgatando o valor da tradição oral através do tempo e, principalmente, lidam com as emoções humanas e conflitos que independem da época e da condição socioeconômica: o medo, o amor, as perdas, os encontros e desencontros, as inseguranças e a luta entre o bem e o mal. A problemática dos contos de fadas se desenrola, geralmente, em núcleos familiares, enfatizando valores morais e espirituais. O
contato com eles desde cedo pode favorecer o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança e estimular a imaginação (SILVA e SOUZA, 1998, P.07).


Os contos de fada auxiliam a criança na resolução de conflitos internos: de emoção, de convivência, de sentimentos.
Os contos de fada, ainda, podem estimular o prazer pela leitura e introduzir, se ainda não for hábito da criança em casa e na classe, os momentos de ouvir, contar e ler histórias. Você lê e a criança ouve. Ouvir uma história é também uma forma de ler e reconstruir mentalmente o que foi ouvido. Ouvindo histórias, a criança pode se identificar com personagens, fazer inferências e
suposições.
Contar e ouvir histórias são atividades agradáveis em qualquer idade. É o contato com a Língua em suas diferentes manifestações culturais. A história contada leva a fluência e ao desenvolvimento da linguagem coloquial. A história lida incentiva o gosto pela literatura e um contato mais intimo e prazeroso com a língua padrão.
É muito importante ler histórias para a classe, por que as crianças precisam de um bom modelo de leitura, por isso, ao ler para a criança é preciso transmitir emoção e entusiasmo com naturalidade.


8 METODOLOGIA

Os conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de
pesquisa.
Utilizar-se-á como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas, observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.


9 AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.


10 CRONOGRAMA

O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.


11 REFERÊNCIAS


SILVA, Terezinha Conceição de Lima e; SOUZA, Vera Byczynski. Dois Contos e Sua Mágica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998.