QUE BOM TER VOCÊ AQUI! NÃO DEIXE DE NOS VISITAR!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A Princesa e o Sapo (Maternal II)

 A Professora Renata e as crianças da Maternal II foram até “Baú de Histórias” disposto na sala para buscarem um novo tema a ser abordado nas  leituras, onde foi escolhida a obra: “A Princesa e o Sapo” o que trouxe à tona o tema: “Histórias de Príncipes e Princesas”


Foi feita leitura de capa com as crianças questionando-as sobre o que pensavam encontrar na história.


A professora disse que recebeu muitas proposições inteligentes: “Tem uma bola na capa! Tem uma princesa e um sapo! Tem árvores! Não tem príncipe! Tem um rio!”



Ela sempre faz essa conversa prévia a fim de colher informações das crianças, ou seja, sugestões capazes de nortear a organização de atividades a cerca do tema abordado.



A professora organizou o cenário para o desenvolvimento das atividades a partir da literatura, que conforme as atividades foram se desenvolvendo foi ficando cada vez mais ilustrado...   



Explorou as expressões dos personagens: a surpresa do sapo em ver a princesa. Fez o conto da história utilizando expressões e movimentos facilitadores da compreensão e interpretação do enredo


Questionou as crianças sobre as situações vivenciadas pelos personagens: O que a princesa perdeu? O que ela encontrou? Quem ela beijou? O que aconteceu com o sapo? Onde o sapo vive? 



Também convidou as crianças a realizarem uma “Caça aos Sapinhos” (utilizamos sapos previamente confeccionados em E.V.A. – verde para os meninos e vermelho para as meninas).  



A princípio era para que cada criança caçasse apenas um sapinho, mas como no dia da caça haviam mais sapinhos que crianças foi sugerido que cada criança encontrasse o máximo de sapinhos que conseguisse capturar, desde que, considerando a cor proposta.



Já na sala, a profe conversou sobre o habitat do sapo e foi feito a contagem de quantos sapinhos cada criança conseguiu caçar. Foi construído um no brejo no cenário com a utilização de uma bacia e flores naturais para avivar o ambiente e cada criança dispôs seus sapinhos no cenário.



A profe apresentou três gravuras com os personagens (princesa, príncipe e sapo) que apareceram na história para que as crianças colaborassem na construção do cartaz dos personagens.



 Neste momento, na rodinha a profe escreveu o nome de cada personagem e conversou com as crianças sobre a característica de cada um. 



Durante o desenvolvimento do tema, as crianças puderam contar as história do seu jeito....



Depois que assistiram o Filme: A Princesa e o Sapo da Disney,  as crianças colaboraram na construção do livro de texturas e palavras do filme: A Princesa e o Sapo.



Em dupla, as crianças trabalharam para a confecção das páginas do livro.



As crianças utilizaram diferentes cores e texturas para construírem as páginas do livro de texturas e palavras: lixa e giz de cera para o crocodilo, lantejoulas para os vagalumes, tinta para o rio, E.V.A. para a bola e para o sapo também. 


Além é claro de papel adesivo para deixar sua língua do sapo que é um grude só; foi utilizado gliter para a estrela, papel crepom para o vestido da princesa e papel laminado e cola gliter para o príncipe.








O livro foi encadernado para manuseio das crianças...






As crianças foram convidadas a pintarem com guache diferentes formas em papel com sua cor preferida....








Após as formas terem secado, com a ajuda da professora as crianças construíram os personagens da literatura A Princesa e o Sapo






A professora Renata conversou com as crianças na rodinha sobre como os príncipes e princesas se portam e apresentou imagens de príncipes e princesas.  



Em seguida, questionou as crianças sobre no que elas gostariam que o sapo se transformasse. Listou as hipóteses em um cartaz identificado como: “Se eu fosse Príncipe/Princesa, eu transformaria meu sapo em:”. As hipóteses variaram entre: sapinha, sapinho, príncipe e menina


Com ajuda da secretaria do CMEI as hipóteses elaboradas pelas crianças foram gravadas para criação de vídeo posterior. No almoço deste dia, as crianças utilizaram faca (de plástico) e guardanapos para complementar os acessórios do banquete.






Foi apresentado o DVD: Dia de Príncipe e Princesa, elaborado com as imagens do dia de príncipe e princesa na creche, para as crianças assistirem e se identificarem nas imagens. Em seguida, de posse das hipóteses sugeridas pelas crianças para transformação do sapo, as crianças foram convidadas a observarem um brinquedo que faria uma mágica - a transformação do sapo em príncipe: o taumatrópio. 


Apresentado o brinquedo, a professora  Renata fez um taumatrópio para cada criança com as mágicas sugeridas em suas hipóteses.  As crianças não imaginavam a transformação. 



Foi oportunizado momento para que todos brincassem.





A professora conversou com as crianças sobre o que a princesa perdeu no jardim (sua bola preferida). Então colocou as bolas de meia (construída pelos pais com as crianças durante o fim de semana e solicitada como tema) no centro da rodinha. 


Cada criança pegou sua bolinha, em seguida, no ginásio foram realizadas algumas atividades tais como: jogar a bola para o alto, com uma mão, com duas mãos, girar a bola no corpo, escolher um amigo para brincar, rolar e chutar. O movimento e as brincadeiras com bola fazem parte do contexto da turma. Brincar com as bolas foi divertido, brincamos e exploramos diferentes partes do corpo nos jogos. 



Foram realizadas atividades de volta a calma com bola na sala de aula também...



De volta para a rodinha e finalizada a atividade com as bolas, a professora conversou com as crianças sobre qual era a cor da bola da princesa. A resposta foi: - Dourada! 




De posse desta informação, foi entregue às crianças o desenho de uma bola de papel para que com tinta guache cada uma a pintasse com sua cor preferida. 





As crianças realizaram atividades de contagem e classificação com as bolas...




Depois as crianças deram sua bola para o sapinho que estava no brejo. Olha como ficou um belo trabalho!






A profe Rê entregou um círculo verde para as crianças e adivinha no que ele se transformou?
Em sapo! É claro!






As crianças colaboraram relembrando a história da Princesa e o Sapo e ajudaram a profe Renata a construírem o Livro do Maternal II da Princesa e o Sapo...












Agora cada criança leva o livro para casa e conta para o papai e para a mamãe a experiência que vivê com esta história!