A Professora Renata e as crianças da Maternal II foram até “Baú de
Histórias” disposto na sala para buscarem um novo tema a ser abordado nas leituras, onde foi escolhida a obra: “A Princesa e o Sapo” o que trouxe à tona o tema: “Histórias de Príncipes e Princesas”
Foi feita leitura de capa com as crianças questionando-as sobre o que pensavam encontrar na história.
A professora disse que recebeu muitas proposições inteligentes: “Tem uma bola na capa! Tem uma princesa e um sapo! Tem árvores! Não tem príncipe! Tem um rio!”
Ela sempre faz essa conversa prévia a fim de colher informações das crianças, ou seja, sugestões capazes de nortear a organização de atividades a cerca do tema abordado.
A professora organizou o cenário para o desenvolvimento das atividades a partir da literatura, que conforme as atividades foram se desenvolvendo foi ficando cada vez mais ilustrado...
Explorou as expressões dos personagens: a
surpresa do sapo em ver a princesa. Fez o conto da história utilizando expressões e movimentos facilitadores da compreensão e interpretação do enredo.
Questionou as crianças sobre as situações vivenciadas pelos personagens: O que a princesa perdeu? O que ela encontrou? Quem ela beijou? O que aconteceu com o sapo? Onde o sapo vive?
Também convidou as crianças a realizarem uma “Caça aos
Sapinhos” (utilizamos sapos previamente confeccionados em E.V.A. – verde para
os meninos e vermelho para as meninas).
A princípio era para que cada criança caçasse apenas um sapinho, mas como no dia da caça haviam mais sapinhos que crianças foi sugerido que cada criança encontrasse o máximo de sapinhos que conseguisse capturar, desde que, considerando a cor proposta.
Já na sala, a profe conversou sobre o habitat do sapo e foi feito a contagem de quantos sapinhos cada criança conseguiu caçar. Foi construído um no brejo no cenário com a utilização de uma bacia e flores naturais para avivar o ambiente e cada criança dispôs seus sapinhos no cenário.
A profe apresentou três gravuras com os personagens
(princesa, príncipe e sapo) que apareceram na história para que as crianças
colaborassem na construção do cartaz dos personagens.
Neste momento, na rodinha a profe escreveu o nome de cada personagem e conversou com as crianças sobre a característica de cada um.
Durante o desenvolvimento do tema, as crianças puderam contar as história do seu jeito....
Depois que assistiram o Filme: A Princesa e o Sapo da Disney, as crianças colaboraram na construção do livro de texturas e palavras do filme: A Princesa e o Sapo.
Em dupla, as crianças trabalharam para a confecção das páginas do livro.
As crianças utilizaram diferentes cores e
texturas para construírem as páginas do livro de texturas e palavras: lixa e
giz de cera para o crocodilo, lantejoulas para os vagalumes, tinta para o rio,
E.V.A. para a bola e para o sapo também.
Além é claro de papel adesivo para deixar sua língua do sapo que é um grude só; foi utilizado gliter para a estrela, papel crepom para o vestido da princesa e papel laminado e cola gliter para o príncipe.
O livro foi encadernado para manuseio das crianças...
As crianças foram convidadas a pintarem com guache diferentes formas em papel com sua cor preferida....
Após as formas terem secado, com a ajuda da professora as crianças construíram os personagens da literatura A Princesa e o Sapo
A professora Renata conversou com as
crianças na rodinha sobre como os príncipes e princesas se portam e apresentou imagens de príncipes e princesas.
Em seguida, questionou as crianças sobre no que elas gostariam que o sapo se transformasse. Listou as hipóteses em um cartaz identificado como: “Se eu fosse Príncipe/Princesa, eu transformaria meu sapo em:”. As hipóteses variaram entre: sapinha, sapinho, príncipe e menina.
Com ajuda da secretaria do CMEI as hipóteses elaboradas pelas crianças foram gravadas para criação de vídeo posterior. No almoço deste dia, as crianças utilizaram faca (de plástico) e guardanapos para complementar os acessórios do banquete.
Foi apresentado o DVD: Dia de
Príncipe e Princesa, elaborado com as imagens do dia de príncipe e princesa na creche, para as crianças
assistirem e se identificarem nas imagens. Em seguida, de posse das hipóteses
sugeridas pelas crianças para transformação do sapo, as crianças foram convidadas a observarem
um brinquedo que faria uma mágica - a transformação do sapo em príncipe: o
taumatrópio.
Apresentado o brinquedo, a professora Renata fez um taumatrópio para cada criança com as mágicas sugeridas em suas hipóteses. As crianças não imaginavam a transformação.
Foi oportunizado momento para que todos brincassem.
A professora conversou com as crianças sobre o que a princesa perdeu no jardim (sua bola preferida).
Então colocou as bolas de meia (construída pelos pais com as crianças durante o fim
de semana e solicitada como tema) no centro da rodinha.
Cada criança pegou sua bolinha, em seguida, no ginásio foram realizadas algumas atividades tais como: jogar a bola para o alto, com uma mão, com duas mãos, girar a bola no corpo, escolher um amigo para brincar, rolar e chutar. O movimento e as brincadeiras com bola fazem parte do contexto da turma. Brincar com as bolas foi divertido, brincamos e exploramos diferentes partes do corpo nos jogos.
Foram realizadas atividades de volta a calma com bola na sala de aula também...
De volta para a rodinha e finalizada a atividade com as bolas, a professora conversou com as crianças sobre qual era a cor da bola da princesa. A resposta foi: - Dourada!
De posse desta informação, foi entregue às crianças o desenho de uma bola de papel para que com tinta guache cada uma a pintasse com sua cor preferida.
As crianças realizaram atividades de contagem e classificação com as bolas...
Depois as crianças deram sua bola para o sapinho que estava no brejo. Olha como ficou um belo trabalho!
A profe Rê entregou um círculo verde para as crianças e adivinha no que ele se transformou?
Em sapo! É claro!
As crianças colaboraram relembrando a história da Princesa e o Sapo e ajudaram a profe Renata a construírem o Livro do Maternal II da Princesa e o Sapo...
Agora cada criança leva o livro para casa e conta para o papai e para a mamãe a experiência que vivê com esta história!