1 IDENTIFICAÇÃO
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone
Aparecida Radavelli
ü
Claudete Bertotti;
ü
Cleonice de Jesus Coelho de Oliveira;
ü
Janaina David;
ü
Renata Parenti;
ü
Rosângela Ribeiro Beherns Pintro;
ü
Simone Roseli Martins;
ü
Soniamar Seben Wasen;
ü
Vanderlei de Oliveira Alves.
1.3 Estagiárias
ü
Ana Caroline Nascimento;
ü
Bruna Luana Morais;
ü
Carolina Oechsler;
ü
Elicéia Juliana Paz do Carmo;
ü
Jéssica Ribeiro de Gracia;
ü
Gabriela Amaral;
ü
Laleska Rosdeutscher;
ü
Maiéli Aparecida Marcus;
1.4 Turmas
ü
Berçário I;
ü
Berçário II;
ü
Maternal I;
ü
Maternal II.
2 Título
Todos a Bordo!
A literatura infantil garante à
criança o acesso ao universo imaginário, mas também oportuniza a criança
aprender coisas novas, refletir situações conflituosas, auto conhecer-se em um
mundo que na pré-leitura era desconhecido.
Neste projeto vamos utilizar a
literatura infantil como passaporte para grandes aventuras. O livro é a
passagem de entrada para a viagem. O exercício da leitura é a apropriação de
uma ideia que precisa ser explorada. As atividades garantem a sustentação do
processo ensino aprendizagem.
Além
da literatura como passaporte é possível compreendê-la como elo para a
construção de novos conhecimentos, pois a literatura traz uma ideia daquilo que
não podemos desbravar concretamente. Conhecemos um lugar antes mesmo de termos
estado lá.
É com o desejo de valorizar a
literatura infantil e atribuir-lhe a importância devida que o CMEI Tio Zezinho
traz as histórias infantis como condição necessária para uma prática de ensino
que condicione o prazer na construção do conhecimento.
5 QUESTÕES DE PESQUISA
As questões de pesquisa a seguir
apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:
ü
Como organizar estratégias de ensino para que os
temas abordados sejam significativos às crianças e garantam o sucesso da
aprendizagem?
ü
De que forma a literatura infantil auxilia a
criança na construção dos conceitos a serem construídos a partir dos temas
geradores?
ü
De que forma atribuir à literatura infantil o
espaço que lhe é devido, garantindo sucesso da aprendizagem, leitura prazer e
fonte de conhecimento?
5.1 TEMAS
GERADORES
Segue a lista de temas geradores
elencados para serem explorados no decorrer do ano. É importante destacar que poderão
ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados ao projeto
tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.
ü
Todos a Bordo para uma Aventura no Mar!
ü
Todos a Bordo para uma Aventura Pirata!
ü
Todos a Bordo para uma Aventura na Floresta!
ü
Todos a Bordo para uma aventura na Neve!
ü
Todos a Bordo para uma Aventura na fazenda!
ü
Todos a Bordo para uma Aventura no Jardim!
ü
Todos a Bordo para uma Aventura no Espaço!
6 OBJETIVO GERAL
Garantir o desenvolvimento das habilidades e apropriação dos conceitos
necessários ao desenvolvimento integral e saudável da criança de 0 a 3 anos por
meio de situações metodológicas sustentadas pela magia da literatura infantil.
6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Garantir estratégias de ensino que vão de
encontro com as necessidades das crianças e privilegiem os temas de estudos
abordados;
ü
Utilizar a literatura infantil como passaporte
de entrada para a aventura proposta em cada tema gerador;
ü
Garantir a literatura infantil como fonte de
prazer e alimento para a imaginação no desenvolvimento das estratégias de
ensino aprendizagem;
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A literatura infantil contribui no
desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. “O prazer que o
livro pode trazer tem muitos aspectos. (...) O livro informa, distrai,
enriquece o espírito, põe a imaginação em movimento provoca tanto reflexão
quanto emoção; é, enfim, um grande companheiro” (MINDLIN, apud FONCESA, 2012,
p. 17). Desde a mais tenra idade é importante que as crianças sejam
familiarizadas com os diversos gêneros literários, que manipule livros, observe
gravuras, ouça histórias de uma forma prazerosa, pois:
A literatura na
Educação Infantil tem um papel fundamental na vidad e uma pessoa. Nessa fase a
criança descobre o mundo que a cerca e observa com cuidado e curiosidade tudo e
todos que estão a sua volta. Então, o que podemos fazer para aproximar as
crianças dos livros? Para que ler se torne um hábito prazeroso para elas?
(FONCESA, 2012, p. 14).
Quanto maior o acesso aos livros, maiores serão as possibilidades de
imaginação e construção. Cabe ao professor elaborar metodologias que auxiliem a
criança neste processo.
Quando lemos histórias para as crianças elas entram em
contato com o conteúdo abordado e também com a linguagem escrita e suas
características – a ação dos escritores. Essa atividade tem uma grande
importância para o futuro desenvolvimento da competência leitora e escritora,
pois além de o professor colocá-los em contato com textos escritos, oferece um
modelo de como se lê (FONSECA, 2012, p.148).
“O que podemos encontrar num livro?
Nele cabem a nossa imaginação e fantasia (...)” (PARREIRAS, 2012, p. 135). A
literatura proporciona a criança descobrir outros lugares, outros tempos,
vivenciar situações diferentes do cotidiano da criança através das ilustrações
permeadas de fantasias. Estimula a curiosidade pelo novo e fantástico mundo, e
de uma forma prazerosa e significativa, promove o desenvolvimento da
criatividade e o despertar do senso crítico.
8 METODOLOGIA
Os conteúdos e as habilidades
trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados
nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de
pesquisa.
Utilizar-se-á como instrumentos
metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas
bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas,
observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.
9 AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será
realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador,
enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das
atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas
para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e
proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista
dos objetivos traçados neste projeto de estudo.
10 CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido no
decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.
11 REFERÊNCIAS
FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São
Paulo: Blucher, 2012.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura:
Livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.