QUE BOM TER VOCÊ AQUI! NÃO DEIXE DE NOS VISITAR!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Adaptação 2015

O período de adaptação é o período considerado necessário para que a
 criança se familiarize com o contexto da creche.

Não só a criança, mas também a família e a instituição passem a se conhecer, 
vindo a estabelecer um bom relacionamento.

Essa preocupação parte do princípio básico 
de que a criança precisa ser cuidada...

Rodeada de afeto, respeitada em suas diversas necessidades e que a
separação mãe-bebê pode gerar sofrimentos e dificuldades no estabelecimento de novas relações.

O novo, mesmo quando desejado e esperado sempre causa estranhamento,
surpresas e receios.

No período de adaptação, mais do que nunca, 
a criança precisa ser acalentada...

Acarinhada...

Estimulada a se sentir segura na convivência com o outro...

Enquanto educadoras, temos essa preocupação...

E mantemos diálogo constante com os pais sobre
 o desenvolvimento da criança nesse processo.

Ver a criança bem é o que nos faz bem!

Adaptar-se do ponto de vista psicológico, significa
utilizar experiências de vida de modo positivo, como uma bagagem pessoal...

Significa poder sentir medo frente ao desconhecido, 
porém ser ser dominado e paralisado para sempre por ele.

No período de adaptação entendemos que o espaço é coletivo,
 mas o momento é individual.

E que cada criança tem suas necessidades, 
seus interesses, medos e alegrias.

A adaptação é momento de conhecer o outro...

De se conhecer um pouco mais...

De aprender a brincar com o outro...

A dividir...

A se divertir na companhia dos amigos...

A conviver com as diferenças...

É preciso de tempo para que a adaptação aconteça...

No período de adaptação as professoras e crianças 
realizaram muitas atividades para se conhecerem cada vez mais...

Foram Brincadeiras de Faz-de-conta...

Momento para relaxar e descansar...

Festa de Carnaval...

Muita animação...

E samba no pé...

Teve máscaras...

Serpentinas...

Momento de lanchinho gostoso...

Histórias para acalentar...

E outras histórias para brincar...

E teve Histórias para inventar...

Histórias ouvidas...

Histórias lidas...

Histórias de agradar a imaginação...

Outras de fazer conhecer um pouco mais...

No período de adaptação, conheci um pouco mais de mim...

De como eu era quando era bebê...

Como mamãe cuidava de mim...

E de quanto eu cresci...

A professora sempre traz novidades...

Um dia desses trouxe uma caixa...

Era de presente... Adivinha o que tinha dentro...

Um grande tesouro para ela e para meus pais.... EU...

No período de adaptação aprendi a primeira letra do meu nome...

A profe fez a letra com massa para assar....

Depois pintamos a letra inicial...

Percebi que muitas outras coisas começam com a letra do meu nome...

A profe colocou a chamada na sala...

Agora vejo o nome dos meus amigos também...

Olha a letrinha inicial agora de outro jeito...

Brincamos com o nome na dança da cadeira...

Pintamos com tinta guache...

É muito bom colorir com tinta..

Lambuzar os dedinhos...

Olha o meu corpinho...

Preciso fazer os olhos, nariz e boca...

Depois colar a letra do nome...

Atividade do nome com palitos... 
Preciso encontrar o outro palito com meu nome escrito...

Agora, com massinha de modelar, 
vou tentar modelar a inicial do meu nome....

A profe pediu para encontrar a inicial do nome em revistas...

E depois recortar e colar no caderno...

No período de adaptação aprendi muito sobre mim, 
sobre a creche e sobre meus colegas....

Texto para referência: 
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. 
Interações: ser Professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação, 2012.