O período de adaptação é o período considerado necessário para que a
criança se familiarize com o contexto da creche.
Não só a criança, mas também a família e a instituição passem a se conhecer,
vindo a estabelecer um bom relacionamento.
Essa preocupação parte do princípio básico
de que a criança precisa ser cuidada...
Rodeada de afeto, respeitada em suas diversas necessidades e que a
separação mãe-bebê pode gerar sofrimentos e dificuldades no estabelecimento de novas relações.
O novo, mesmo quando desejado e esperado sempre causa estranhamento,
surpresas e receios.
No período de adaptação, mais do que nunca,
a criança precisa ser acalentada...
Acarinhada...
Estimulada a se sentir segura na convivência com o outro...
Enquanto educadoras, temos essa preocupação...
E mantemos diálogo constante com os pais sobre
o desenvolvimento da criança nesse processo.
Ver a criança bem é o que nos faz bem!
Adaptar-se do ponto de vista psicológico, significa
utilizar experiências de vida de modo positivo, como uma bagagem pessoal...
Significa poder sentir medo frente ao desconhecido,
porém ser ser dominado e paralisado para sempre por ele.
No período de adaptação entendemos que o espaço é coletivo,
mas o momento é individual.
E que cada criança tem suas necessidades,
seus interesses, medos e alegrias.
A adaptação é momento de conhecer o outro...
De se conhecer um pouco mais...
De aprender a brincar com o outro...
A dividir...
A se divertir na companhia dos amigos...
A conviver com as diferenças...
É preciso de tempo para que a adaptação aconteça...
No período de adaptação as professoras e crianças
realizaram muitas atividades para se conhecerem cada vez mais...
Foram Brincadeiras de Faz-de-conta...
Momento para relaxar e descansar...
Festa de Carnaval...
Muita animação...
E samba no pé...
Teve máscaras...
Serpentinas...
Momento de lanchinho gostoso...
Histórias para acalentar...
E outras histórias para brincar...
E teve Histórias para inventar...
Histórias ouvidas...
Histórias lidas...
Histórias de agradar a imaginação...
Outras de fazer conhecer um pouco mais...
No período de adaptação, conheci um pouco mais de mim...
De como eu era quando era bebê...
Como mamãe cuidava de mim...
E de quanto eu cresci...
A professora sempre traz novidades...
Um dia desses trouxe uma caixa...
Era de presente... Adivinha o que tinha dentro...
Um grande tesouro para ela e para meus pais.... EU...
No período de adaptação aprendi a primeira letra do meu nome...
A profe fez a letra com massa para assar....
Depois pintamos a letra inicial...
Percebi que muitas outras coisas começam com a letra do meu nome...
A profe colocou a chamada na sala...
Agora vejo o nome dos meus amigos também...
Olha a letrinha inicial agora de outro jeito...
Brincamos com o nome na dança da cadeira...
Pintamos com tinta guache...
É muito bom colorir com tinta..
Lambuzar os dedinhos...
Olha o meu corpinho...
Preciso fazer os olhos, nariz e boca...
Depois colar a letra do nome...
Atividade do nome com palitos...
Preciso encontrar o outro palito com meu nome escrito...
Agora, com massinha de modelar,
vou tentar modelar a inicial do meu nome....
A profe pediu para encontrar a inicial do nome em revistas...
E depois recortar e colar no caderno...
No período de adaptação aprendi muito sobre mim,
sobre a creche e sobre meus colegas....
Texto para referência:
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de.
Interações: ser Professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação, 2012.