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segunda-feira, 19 de março de 2012

PASSEIO NO CERT...

NA SEXTA-FEIRA, DIA 09 DE MARÇO, AS CRIANÇAS DAS TURMAS MATERNA I E MATERNAL II FORAM ATÉ A ESCOLA CERT PARA CONHECER AS ESTÁTUAS DOS PERSONAGENS DO CONTO DE FADAS: BRANCA DE NEVE.

QUANDO LÁ CHEGARAM, JÁ IDENTIFICARAM OS PERSONAGENS E FIZERAM MUITAS POSES PARA AS FOTOS. TINHA OS ANÕES, A BRANCA DE NEVE, A BRUXA E ALGUNS ANIMAIZINHOS.

AS CRIANÇAS BRINCARAM NO PARQUE E TAMBÉM NA MINI-QUADRA DE FUTEBOL COM AS CRIANÇAS DA OUTRA ESCOLA.

NESTE PASSEIO REENCONTRAMOS AMIGOS QUE TINHAM ESTUDADO NA CRECHE NO ANO PASSADO. A DIVA, RESPONSÁVEL PELA ESCOLA DEU PIRULITO PARA AS CRIANÇAS NO FINAL DO PASSEIO.
O PASSEIO EM OUTRA ESCOLA POSSIBILITOU O CONHECIMENTO DE NOVOS AMBIENTES PARA AS CRIANÇAS, DE NOVOS AMIGOS.
FOI MUITO PRODUTIVO!
OBRIGADA A DIREÇÃO E PROFESSORAS DA ESCOLA QUE NOS RECEBERAM COM CARINHO.
QUANDO QUISEREM RETRIBUIR A VISITA, NOSSAS PORTAS ESTARÃO ABERTAS PARA RECEBÊ-LOS.

ATIVIDADES A PARTIR DA LITERATURA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Mostraremos aqui algumas das atividades realizadas a partir da literatura infantil: Branca de Neve e os Sete Anões.
As professoras exploraram o nome dos anões, o nome das crianças, o nome das coisas.
Auxiliaram as crianças na identificação da primeira letra do nome, depois as crianças colaram pedacinhos de E.V.A na letra inicial.
Com os bebês, as professoras trouxeram maçãs e exploraram sua forma e cor deixando que as crianças manipulassem a fruta.
Depois, é claro que todas as crianças experimentaram esta deliciosa fruta.
Que fruta será que a Suriani irá escolher?
Teve árvore de maçãs no pomar!
Teve árvore de maçãs na sala de aula...
Esta maçã não é como a que a bruxa malvada deu para a Branca de Neve comer. Esta maçã é muito saborosa e nutritiva.
As crianças pintaram palitos de picolé com giz de cera para deixar a casa dos sete anões bem protegida...
Também pintaram o caminho que levava a Branca de Neve até a casa dos anões e depois recortaram os anões para que eles compusessem o cenário.
Trabalhamos um bocado!
É claro que foram realizadas muitas outras atividades que não foram registradas, mas buscamos deixar sempre os pais conscientes do que estamos trabalhando e de como estamos desenvolvendo o projeto.

Adaptação 2012

A adaptação para as crianças, pais e professoras, neste ano de 2012, aconteceu na primeira quinzena de fevereiro.
Neste período, as professoras realizaram com as crianças atividades de identificação e socialização com o grupo, de modo a possibilitar que a criança se sinta como parte integrante de um novo grupo: do grupo de amigos da sala de aula, da escola.
Foram realizadas atividades de contação de histórias, de socialização de interesses, dos gostos das crianças: bola, boneca, carrinhos...
As crianças puderam trazer junto para a creche brinquedos que garantissem que elas se sentissem mais seguras. Estipulamos também toda a quinta-feira como dia de socialização de um brinquedo que a criança goste de brincar em casa e que possa trazer para a creche para dividir com os amigos.
No período de adaptação favoreceu-se muitos momento de socialização através de brincadeiras de faz-de conta, brincadeiras de roda, brincadeiras de afago.
No Maternal II a professora contou a Literatura: "O Amigo" de Mari França e Eliardo França e a partir do ursinho, sugeriu que as crianças fizessem no urso carinhos que gostariam de receber, depois as crianças fizeram carinho umas nas outras.
Que bom, quando podemos favorecer o sentimento da amizade...
De companheirismo...
De solidariedade...
No período de adaptação, realizamos também um horário especial para que as crianças fiquem menos tempo longe dos pais ou responsáveis. o horário de permanência na creche foi sendo ampliado gradativamente.
Os nanas, bicos, ursinhos, ou brinquedos de cunho sentimental para a criança possibilitam maior segurança diante do novo, do desiquilíbrio que a adaptação ao novo provoca nos pequenos, por isso sempre oportunizamos que as crianças os trouxessem seus pertences sentimentais.
Sente-se que aos poucos, as crianças vão construindo laços de amizades que poderão perdurar por toda a vida.
Sempre dizemos ao pais que a adaptação acontece de forma diferente para cada crinça. Algumas choram, outras não; algumas sentem mais, outras menos. É importante que os pais sintam seguramça na intituição, nas professoras. Os pais passam para as crianças sua segurança ou insegurança. As crianças sentem o que os pais sentem.
A adaptação é sempre um desafio para pais, professores e principalmente, para as crianças.

É HORA DE CONTAR HISTÓRIAS


O projeto que estaremos desenvolvendo ao longo deste ano letivo diz respeito a contação de histórias. Iniciamos os trabalhos com a literatura Branca de Neve e os Sete Anões.
Foram utilizadas ao longo das atividades diferentes formas de contar a literatura: com livros, aventais, com dramatizações...
As crianças vivenciaram esta literatura de forma intensa. Hoje sabem contá-la, sabem falar de seus personagens, dos acontecimentos....
Assistimos o filme da Branca de Neve, scaneamos a literatura e contamos com data show.
Aprofundamos cada elemento da literatura e pudemos ver nossas crianças falando sobre princesas e bruxas com naturalidade.
Temos claro que, respeitamos nossas crianças quando oportuniamos que vivenciem a literatura infantil em sua plenitude, questionando, reinventando...
Aprofundamos o conhecimento construído coletivamente quando oportunizamos novas formas de contato com ele, trazendo alternativas para garantir que todas as crianças, de uma forma ou de outra interajam com o objeto de estudo.
Ficamos felizes com os resultados obtidos através da literatura: Branca de Neve e os Sete Anões. Esta história nos possibilitou o acesso a outros conteúdos importantes para a faixa etária, tais como: o Eu, o meu nome e o nome das coisas, a socialização, a alimentação, as frutas...

quarta-feira, 14 de março de 2012

PROJETO 2012

1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Dados da Unidade Escolar

Nome: CMEI Tio Zezinho
Diretora: Adriana Lucia Gandin Parizzi
Gerente de Educação Infantil: Simone Aparecida Radavelli


1.2 Professoras

Claudete Bertotti;
Eliziane Rodrigues da Silva;
Eliane Paviani Gab;
Janaina David;
Renata Parenti;
Mônica Fell;
Simone Roseli Martins;
Sirlanda Maria Rodrigues pasinato;
Soniamar Seben Wasen.

1.3 Estagiárias

Aline Mariani;
Cristina Piccoli;
Evelin Caroline Ferreira;
Jéssica;
Jennifer Aparecida Maciel Fernandes;
Jossiane Schlindwein;
Karina Alberti da Fonseca;
Pâmela Wasen;


1.4 Turmas

Berçário I;
Berçário II;
Maternal I;
Maternal II.


2 Título

1, 2, 3... Quer Que Eu Te Conte Outra Vez?


3 TEMA

Os valores sociais e morais presentes nos contos de fada.


4 JUSTIFICATIVA

Na Educação Infantil, principalmente na faixa etária que compreende de 0 a 3 anos, as crianças vão, aos poucos, desenvolvendo a capacidade de concentração nas diferentes atividades do cotidiano de modo a permanecerem mais tempo sob uma orientação.
O gosto pela leitura também acontece na forma processual, ou seja, na medida em que a criança tem o contanto com diferentes tipologias textuais e as percebe agradáveis ao ouvidos e necessárias a sua vida cotidiana, vai desenvolvendo habilidades e gosto pela língua escrita em suas diferentes manifestações.
Na creche, as atividades propostas nas diferentes salas de aulas vão sendo aprofundadas, na medida em que as classes apresentam idade mais avançada, o que possibilita à criança o desenvolvimento da sua linguagem, num processo de interação social. O aspecto lúdico e participativo que propomos constitui um desafio a novas aprendizagens e um incentivo a atitudes socialmente desejáveis: solidariedade, princípios éticos e estéticos, senso de justiça e iniciativa
pessoal.
A literatura infantil possibilita ao professor este contato mais estreito com o mundo dos pequenos, pois traz uma linguagem fantástica que estimula a criança a criar uma imagem mental de conceitos que lhes são importantes.


5 QUESTÕES DE PESQUISA

As questões de pesquisa a seguir apresentadas objetivam a reflexão sobre os temas a serem trabalhados:

Como despertar nas crianças o fascínio pelos livros nos primeiros anos de vida?

Como promover nas crianças a convivência com as diferenças, sem discriminação, desenvolvendo o respeito e valorizando as diversidades que permeiam o ser humano?

Quais as atitudes que precisam ser incentivadas nas crianças para que elas cresçam em um ambiente de amor, carinho e amizade?

Que critérios utilizar com os pequenos para que compreendam a classificar os alimentos como saudáveis e prejudiciais à saúde?

Como orientar às crianças a ouvirem o que os adultos tem a dizer no que se refere ao comportamento e atitudes nas diferentes situações do cotidiano?


5.1 TEMAS GERADORES

Questões como as que seguem abaixo conduzirão o trabalho investigativo que propõe o presente projeto:

Por que todo mundo tem um nome?

O que eu posso comer?

O que é bonito? E, o que é feio?

Por que somos todos diferentes?

Por que às vezes sentimos medo?

Por que devemos sempre obedecer a mamãe e o papai?

Quem mora na floresta?

Por que temos amigos?


6 OBJETIVO GERAL

Reconhecer a importância que a literatura infantil promove no imaginário infantil, no desenvolvimento da inteligência para resolução de problemas e situações do cotidiano e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.


6.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estabelecer laços afetivos e relações de convivência entre crianças e crianças, crianças e professoras, crianças e pais, através do contato com as literaturas ampliando as possibilidades de
comunicação;

Familiarizar a criança e despertar o interesse e curiosidade pelos diferentes gêneros textuais;

Ensinar a criança pequena a ter cuidado e zelo pelo livro tratando como um bem cultural;

Desenvolver a autonomia, bem como a identidade pessoal e familiar refletindo sobre os principais cuidados com o corpo, resolvendo situações problemas cotidianas, a partir de diversos contos integrando as diferentes áreas do conhecimento e cultura popular;


7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A literatura infantil deve constituir-se em atividade primordial da escola, ter horário regular e preferencial dentro das atividades diárias, independentemente da etapa de escolarização em que esteja a criança.
A hora do conto é um momento especial de leitura. É o resgate do contador de histórias: a professora, a criança, uma pessoa da família ou outro membro da comunidade.
Através das atividades como a leitura e audição de histórias, podemos auxiliar a criança no desenvolvimento da oralidade e na noção espaço temporal para a explanação de acontecimentos.
O trabalho com a oralidade deve ser privilegiado desde o primeiro ano de vida da criança. As vivências familiares, as experiências sociais e o repertório de histórias conhecidas pela criança, sejam elas verídicas, causos, ou contos de fada, precisam ser sempre valorizados pelo professor.
É preciso motivar as crianças para que elas sintam o livro como um amigo cheio de histórias, querendo contá-las a quem tiver olhos, ouvidos e emoção para ver, ouvir e perceber o encantamento de suas páginas. Uma das maneiras de se motivar a criança é contando sobre as
histórias lidas, ouvidas e vividas pelo professor.
Neste projeto daremos ênfase aos contos de fada por que:

Eles são fruto da sabedoria popular, resgatando o valor da tradição oral através do tempo e, principalmente, lidam com as emoções humanas e conflitos que independem da época e da condição socioeconômica: o medo, o amor, as perdas, os encontros e desencontros, as inseguranças e a luta entre o bem e o mal. A problemática dos contos de fadas se desenrola, geralmente, em núcleos familiares, enfatizando valores morais e espirituais. O
contato com eles desde cedo pode favorecer o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança e estimular a imaginação (SILVA e SOUZA, 1998, P.07).


Os contos de fada auxiliam a criança na resolução de conflitos internos: de emoção, de convivência, de sentimentos.
Os contos de fada, ainda, podem estimular o prazer pela leitura e introduzir, se ainda não for hábito da criança em casa e na classe, os momentos de ouvir, contar e ler histórias. Você lê e a criança ouve. Ouvir uma história é também uma forma de ler e reconstruir mentalmente o que foi ouvido. Ouvindo histórias, a criança pode se identificar com personagens, fazer inferências e
suposições.
Contar e ouvir histórias são atividades agradáveis em qualquer idade. É o contato com a Língua em suas diferentes manifestações culturais. A história contada leva a fluência e ao desenvolvimento da linguagem coloquial. A história lida incentiva o gosto pela literatura e um contato mais intimo e prazeroso com a língua padrão.
É muito importante ler histórias para a classe, por que as crianças precisam de um bom modelo de leitura, por isso, ao ler para a criança é preciso transmitir emoção e entusiasmo com naturalidade.


8 METODOLOGIA

Os conteúdos e as habilidades trabalhadas durante o ano serão norteados pelos temas geradores supracitados nas questões de pesquisa. É certo que novos temas surgirão ampliando o campo de
pesquisa.
Utilizar-se-á como instrumentos metodológicos para a efetivação deste projeto: experiências, pesquisas bibliográficas e de campo, passeios de estudo, audição de narrativas, observação e releitura de obras de arte; recursos áudios-visuais, etc.


9 AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será realizada de forma crítica após o término do estudo de cada tema gerador, enfocando o interesse e participação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas e o progresso do desenvolvimento das habilidades esperadas para o período. Caso necessário, far-se-á revisão das metodologias adotadas e proposição de alternativas que venham a colaborar de forma eficaz na conquista dos objetivos traçados neste projeto de estudo.


10 CRONOGRAMA

O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, considerando a viabilidade de continuação.


11 REFERÊNCIAS


SILVA, Terezinha Conceição de Lima e; SOUZA, Vera Byczynski. Dois Contos e Sua Mágica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Noite de Encerramento

No último dia 06 de dezembro aconteceu a Noite de Encerramento do ano de 2011 do CMEI Tio Zezinho...

No evento, as crianças apresentaram um pouco do trabalho desenvolvido durante o ano.


A turma do Berçário I vestiu-se heróis e fadas e apresentaram um pouco da magia que envolve o mundo dos pequenos...



As crianças pequenas adentra ao universo fantástico de forma integral, os personagens ora fazem parte da vida, ora a vida faz parte da fantasia. É um misto de realidade e fantasia...


Olha o trem fantástico que levou as crianças ao passeio pelo mundo mágico....


A turma do Berçário II resolveu falar de um amigo diferente. Cantaram a música Cão Amigo e se divertiram de montão....


Já a turma do Maternal trouxe para a noite um Espetáculo de Halloween, relembrando a festa das bruxas realizada no CMEI.



E o Maternal II dramatizou a música: Rato da palavra cantada... Foi uma linda apresentação...


A Noite de Encerramento foi um sucesso. As crianças, pais e professores sairam satisteitos do evento!!!